terça-feira, 7 de setembro de 2010

Tracking Vox Populi/Band/iG: Dilma 56%, Serra 21%

Ataques tucanos não abalaram confiança em Dilma. No sétimo dia das medições do tracking Vox Populi/Band/iG para a eleição presidencial, a petista Dilma Rousseff obteve 56% e o tucano José Serra 21% das intenções de voto. De acordo com cientistas políticos ouvidos pelo iG, o movimento apresentado pelo tracking evidencia que a violação do sigilo fiscal de pessoas ligadas ao PSDB e da filha do presidenciável tucano não interferiu na escolha do eleitor.


 
Especialistas em campanhas eleitorais já chamaram a atenção para o fato: campanhas negativas sofrem rejeição do eleitorado brasileiro, que desconfia de quem prefere atacar a fazer propostas. Talvez os marqueteiros de Serra tenham chegado à mesma conclusão. Durante o horário eleitoral gratuito na tevê no início da tarde desta terça 7, o tema da quebra de sigilo foi evitada. Serra preferiu falar de suas realizações e, no fim, criticou o que seriam “promessas mentirosas” feitas por Dilma durante seu programa.

Para Murilo de Aragão, cientista político e presidente da Arko Advice Consultoria, “a maioria esmagadora dos eleitores já optou pela candidata do Lula e o episódio do sigilo, em que pese a gravidade do assunto, não teve repercussão para o eleitorado”. Cientista político e pesquisador da PUC-SP e da Fundação Getúlio Vargas, Marco Antônio Carvalho Teixeira afirma que “Serra deu um tiro no pé” ao atribuir a Dilma a quebra do sigilo e, logo no início, pedir ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a impugnação da candidatura petista. “Ao negar o pedido, o TSE sinalizou que o problema pode ser do PT, mas não é da campanha da Dilma”, diz o cientista político. Segundo ele, os tucanos também caíram em uma saia justa com as denúncias, no Rio Grande do Sul, de que um sargento que atuava na Casa Militar responsável pela segurança da governadora Yeda Crusius (PSDB) teria acessado dados confidenciais do candidato Tarso Genro (PT). Com relação ao candidato tucano, Aragão vaticina: “Serra está perdido. Hoje ele é um passageiro da campanha”.


Da redação local, com iG
7 de Setembro de 2010 - 17h47

2 comentários:

  1. Agora e DILMA Presidenta

    ResponderExcluir
  2. E DILMA A CIMA E SERRA ABAIXO...............

    DEPOIS DESTA ELEIÇAO E MELHOR O SERRA I FAZER UM TUR PELA EUROPA COM O DINHEIRO QUE ELE GANHO COM A CONSECAO DA RODOVIA RAPOSO TAVARES E VOLTA DAQUI UNS 10 ANOS.

    ResponderExcluir