sábado, 11 de setembro de 2010

Veja novas pesquisas do Ibope para SP, RJ, PR, SC, BA, PI e GO

O Ibope divulgou nesta sexta-feira (10) uma nova rodada de pesquisas para governos estaduais. Foram divulgados os levantamentos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Piauí e Goiás. Com exceção de Santa Catarina, onde o candidato do DEM cresceu, em todos os outros estados os números trazidos pelo Ibope não são nada animadores para a oposição de direita.


Rio de Janeiro: Cabral venceria no 1º turno com 57% dos votos

O governador do Rio de Janeiro e candidato à reeleição Sérgio Cabral (PMDB) lidera a corrida eleitoral com 57% das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope, encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela TV Globo e divulgada nesta sexta-feira (10).

Em segundo lugar, vem Fernando Gabeira (PV) com 14% da preferência do eleitorado. Os demais candidatos somados não alcançam 3%. Se a eleição fosse hoje, Cabral seria reeleito no primeiro turno. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Os eleitores indecisos ou que não souberam responder somam 12%, enquanto brancos e nulos totalizaram 11%.

O Ibope entrevistou 1.806 eleitores entre os dias 7 e 9 de setembro. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral sob o número 29.064/2010, no dia 4 de setembro.


São Paulo: Alckmin cai 5 pontos e Mercadante sobe

O candidato do PSDB ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, caiu cinco pontos porcentuais na pesquisa Ibope divulgada hoje. O tucano aparece com 46% das intenções de voto, enquanto o petista Aloizio Mercadante subiu dois pontos e atingiu 22%.

Na última sondagem do Ibope, divulgada no dia 3, Alckmin tinha 31 pontos porcentuais de vantagem sobre seu adversário petista. O tucano aparecia com 51% contra 20% de Mercadante, o que permitiria a eleição já no primeiro turno.

Celso Russomanno (PP) tinha 7% e agora aparece com 8%, Paulo Skaf (PSB) manteve 2% e Fabio Feldmann (PV), com 1%. Os demais candidatos ao governo de São Paulo não pontuaram. O total de votos brancos e nulos ficou em 10% e os que não sabem ou não responderam em quem vão votar, em 11%. Num eventual segundo turno, Alckmin venceria Mercadante por 54% contra 27% das intenções de voto. Mercadante tem 18% de rejeição, enquanto o tucano tem 15%.

A sondagem foi realizada com 1806 eleitores entre os dias 7 e 9 de setembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para cima e para baixo. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo de número 29062/2010 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) sob o número 83153/2010.


Paraná: Osmar sobe bastante e encosta em Richa

No Paraná, os tucanos começam a ficar preocupados. Caiu de 16 para 9 pontos porcentuais a vantagem do candidato ao PSDB ao governo do Paraná, Beto Richa, em relação a seu principal adversário, Osmar Dias, do PDT. Segundo o Ibope, Richa oscilou para baixo, de 50% para 47%, enquanto Osmar avançou de 34% para 38%, em relação à sondagem de 26 de agosto.

A redução da margem entre os principais concorrentes coincide com a maior exposição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, na campanha de Osmar, tanto pela televisão quanto em comícios. Levando-se em conta apenas os votos válidos, contudo, Richa ainda venceria a disputa no primeiro turno - ele tem 55% das intenções de voto ante 44% de Osmar.

Segundo o Ibope, os candidatos Avanilson Araújo (PSTU), Paulo Salamuni (PV), Robinson de Paula (PRTB) e Amadeu Felipe (PCB) receberam menos de 1% dos votos, enquanto Luiz Felipe Bergmann (PSOL) não foi citado por nenhum dos 1.512 eleitores ouvidos.

Os votos em branco e nulos somaram os mesmos 4% da pesquisa anterior. Os que não souberam responder baixaram de 11% para 10%. A margem de erro é de três pontos porcentuais.

O Ibope realizou 1.512 entrevistas entre os dias 6 e 8 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo 29.067/2010.


Santa Catarina: Candidato do DEM assume liderança

Em Santa Catarina, o Ibope divulgou a terceira pesquisa com intenções de voto para o governo. O levantamento mostra crescimento do candidato Raimundo Colombo (DEM), que aparece à frente de Angela Amin (PP) na preferência dos eleitores.

Na consulta estimulada, em que o entrevistado tem que escolher entre os candidatos apresentados, Colombo tem 34% das intenções de voto, seguido de Angela, com 27%, e de Ideli Salvatti (PT), com 15%.

Na espontânea, quando a pergunta é "em quem o senhor (a) votaria se as eleições fossem hoje", Colombo também aparece na frente com 24 pontos percentuais. Angela tem 19% e Ideli, 11%.

A pesquisa está registrada no TRE/SC sob nº 54697/2010 e no TSE sob protocolo nº 29060/2010. Foi feita de 7 a 9 de setembro, com 1008 entrevistas. A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados.


Bahia: Jacques Wagner manteve 49%

Pesquisa Ibope para o governo da Bahia volta a indicar a vitória em primeiro turno do governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner (PT). Ele tem 49% das intenções de voto, enquanto o ex-governador Paulo Souto (DEM) alcança 15% e Geddel Vieira Lima, 12%. Os demais candidatos têm 2%. Brancos e nulos somam 7% e indecisos, 16%. A maior rejeição é de Paulo Souto - 25% -, enquanto 23% não votariam de jeito nenhum em Luiz Bassuma (PV) e 17% rejeitam Carlos Nascimento (PSTU).

Na última pesquisa , Jaques Wagner apareceu com 49% das intenções de voto, Paulo Souto (DEM) atingiu 18% e Geddel Vieira Lima (PMDB), 12%.

A pesquisa ouviu 1512 pessoas entre 7 e 9 de setembro e está protocolada no TSE com o número 29059/2010. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.


Piauí: Candidato do PSB consolida liderança

Pesquisa Ibope sobre a disputa ao governo do Piauí divulgada nesta sexta-feira (10) mostra Wilson Martins (PSB) na liderança, com 34% das intenções de voto, contra 27% de Sílvio Mendes (PSDB) e 23 % de João Vicente (PTB).

Teresa Brito (PV) aparece com 1%. Os candidatos major Avelar (PSL), Geraldo Carvalho (PSTU), Romualdo Brasil (PSOL) e Francisco Macedo (PMN) não pontuaram na pesquisa. Votos brancos e nulos somam 4%, e indecisos, 10%.

A margem de erro do levantamento, encomendado pela TV Clube, é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O Ibope ouviu 812 eleitores de 7 a 9 de setembro, em 45 municípios do estado.

Em relação à pesquisa de 13 de agosto, Wilson Martins subiu dez pontos percentuais, de 24% para 34% das intenções de voto. Sílvio Mendes tinha 22% e foi a 27%.

João Vicente aparecia com 19% e agora tem 23%. Teresa Brito tinha 2% na pesquisa anterior e agora aparece com 1%. Nulos e brancos foram de 5% para 4%. Indecisos caíram de 26% para 10%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional do Piauí com o número 25133/2010.


Goiás: candidato tucano começa a cair

O Ibope também divulgou nesta sexta-feira os novos números da pesquisa para o Governo de Goiás. Marconi Perillo (PSDB) aparece em primeiro com 42% das intenções de voto. Iris Rezende (PMDB) vem em seguida com 33% e Vanderlan Cardoso (PR) aparece em terceiro com 10% das intenções. Marta Jane (PCB) tem 1% das intenções e Washington Fraga (PSOL) não pontuou na pesquisa. Os votos brancos e nulos somam 5% e não sabem em quem votar 9%.

Na primeira pesquisa Ibope, divulgada dia 13 de agosto, Marconi Perillo (PSDB) aparecia em primeiro com 45% das intenções de voto.

O Ibope fez uma simulação da eleição ao Governo no segundo turno entre os dois primeiros colocados na pesquisa. No segundo turno se os candidatos fossem Marconi Perillo e Iris Rezende, o tucano teria 48% dos votos, enquanto que o candidato do PMDB teria 38%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Anhanguera e feita entre os dias 7 e 9 de setembro. Foram ouvidos 812 eleitores e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa Ibope foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral.



Com agências
10 de Setembro de 2010 - 20h51

Nenhum comentário:

Postar um comentário