domingo, 27 de março de 2011

Mobilização pela Jornada Nacional de lutas da UNE e UBES, estudantes piauienses realizaram grande ato na manhã desta quarta (23/03)

Durante toda a caminhada, que parou o Centro da cidade os estudantes gritaram palavras de ordem e pediram melhorias para a educação do estado

Concentrados na Praça da Liberdade, cerca de 1.000 estudantes piauienses realizaram uma passeata na Avenida Frei Serafim no Centro de Teresina, e seguiram em direção à Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - ALEPI. O ato público é parte da Jornada Nacional de Lutas convocada nacionalmente pela União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), para essa semana do dia 21 a 25 de março com o tema "A Educação tem que ser 10" cobrando mais investimentos para a educação brasileira.


Durante toda a caminhada, que parou o Centro da cidade os estudantes gritaram palavras de ordem o pediram melhorias para a educação do estado. Na Assembleia Legislativa, os estudantes realizaram um Ato e protestos para reivindicar aos Deputados Estaduais maiss investimentos na educação piauiense. Na ALEPI os estudantes foram recebidos pelo Dep. Evaldo Gomes que se comprometeu a apresentar um projeto criando a Frente Parlamentar pela Educação e a convocar os demais deputados estaduais e federais na luta por mais investimentos na educação e apoio para derrubada dos vetos aos projetos que destina 50% do fundo social do pré-sal para educação e divisão igual aos estados do royalties do pré-sal.

De acordo com Cássio Borges, Diretor de Planejamento do Diretório Central dos Estudantes da UFPI, “o governo federal vem mostrando que tem a pretensão de aumentar os investimentos na educação de 5% para 7% do Produto Interno Bruto (PIB). Nossa luta pelos 10% só começou, pois na proposta do governo ainda é pouco investimento”.

Entre outras bandeiras de lutas os estudantes pediram o fim do jubilamento de estudantes nas Instituições Públicas de Ensino Superior (recentemente a Universidade Federal do Piauí – UFPI expulsou mais de 2 mil estudantes),  pela melhoria do transporte público e pela divisão igual dos royalties do pré-sal para os estados, bem como melhorias para a Universidade Estadual do Piauí, que está sem condições de funcionamento em todos os campi.
Participaram da organização do movimento as entidades nacionais UNE, UBES, ANPG em conjunto com o movimento estudantil estadual os DCE's  da UFPI, IFPI, FSA, a União Municipal dos Estudantes Secundaristas - UMES, o Centro Colegial dos Estudantes Secundaristas - CCEP, grêmios estudantis como o do Colégio Agrícola de Teresina, do LICEU e do IFPI e ainda as entidades de juventude União da Juventude Socialista - UJS, Legião da Vanguarda de Juventudes - LVJ, Juventude Socialista Brasileira - JSB, Juventude do Partido Trabalhista Brasileiro - JPTB, Brava Gente e Instituo Gandhi.

--
Gardiê Silveira
Coordenador do Cuca da UNE no PI
Coordenador de Cultura do DCE/UFPI
Membro da Direção Estadual da UJS-PI
Conselheiro Tutelar


Nenhum comentário:

Postar um comentário