domingo, 20 de março de 2011

Grande ato no dia 23/03 marcará a semana da Jornada Nacional de Lutas da UNE e UBES em Teresina-PI


No Piauí as entidades estudantis encabeçadas pelo DCE/UFPI realizarão grande ato, que terá concentração na Praça da Liberdade em Teresina e caminhada até a Assembléia Legislativa do Piauí no dia 23 de março às 8 horas da manhã.
 
Como forma de mobilizar e chamar a atenção da sociedade, os estudantes realizarão manifestações em todo o Brasil entre os dias 21 e 25 de março. Trata-se da tradicional jornada nacional de lutas, que acontece anualmente. Os estudantes do ensino básico e superior estarão mobilizados reivindicando melhorias para a educação brasileira, através das suas entidade representativas: União nacional dos Estudantes – UNE, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES e Associação Nacional de Pós-Graduandos – ANPG.

No Piauí as entidades estudantis encabeçadas pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Piauí – DCE/UFPI, União Municipal dos Estudantes Secundaristas – UMES, Centro Colegial dos Estudantes Piauienses – CCEP, Diretório central dos Estudantes do Instituto Federal de Educação, DCE’s de Faculdades Particulares e Grêmios Estudantis realizarão diversas atividades nas instituições de ensino e culminará com um grande ato, que terá concentração às 8 horas da manhã do dia 23 de março na Praça da Liberdade em Teresina e caminhada até a Assembléia Legislativa do Piauí.

Na pauta de reivindicações locais o movimento estudantil traz: a melhoria do transporte coletivo que faz linhas para a UFPI, contra o processo de jubilamento na UFPI, pela reestruturação das escolas públicas e contratação de mais professores, contra o veto da presidência da república sobre a distribuição dos royalties do pré-sal entre os estados.

Cássio Borges, vice presidente regional da UNE PI/MA, nos diz que "a Jornada Nacional de Lutas do movimento estudantil nacional deverá mobilizar estudantes de todo o Brasil, e o Piauí não ficaria de fora dessa luta, os estudantes estão preparados para parar o Centro de Teresina com suas reivindicações."

Nos últimos anos os estudantes participaram ativamente de todas as etapas da Conferência Nacional de Educação – CONAE, e foram responsáveis por construir importantes consensos e vitórias para a educação brasileira. Em dezembro do ano passado o governo apresentou a sua proposta para o Plano Nacional de Educação – PNE 2011/2020, constando avanços e recuos em relação ao documento aprovado na CONAE.

O movimento estudantil sairá às ruas de todo o Brasil para garantir entre diversas pautas a aprovação de 10% do PIB para a educação, 50% do fundo social do pré-sal para a educação e por um PNE a serviço do Brasil.

Sugestão para entrevista: Cássio Borges - Vice-Coordenador da UNE PI/MA.

Gardiê Silveira
Coordenador do Cuca da UNE no PI
Coordenador de Cultura do DCE/UFPI
Membro da Direção Estadual da UJS-PI
Conselheiro Tutelar


Nenhum comentário:

Postar um comentário